A Turbo Jato fornece máquinas novas e usadas, manutenção em equipamento, itens de desgaste, controle e validação alem de assessoria técnica para o processo de Shot Peening.

Com equipamentos robustos e conhecimento certificado, temos na nossa planta em Itupeva a capacidade de execução de serviços de shot peening de alta qualidade. O processo, o que visa o aumento da dureza superficial de peças sujeitas a alto grau de atrito. Peças com alto índice de desgaste localizado tem aumentada a sua vida útil e seu valor agregado após passarem pelo processo de Shot Peening.

Trabalhamos nos procedimentos especificados pelo cliente e no caso de não haver, executamos um trabalho de engenharia de processo e especificamos baseado em parâmetros normatizados internacionalmente.

O uso de recursos como abrasivos de alta qualidade, controle no fluxo de abrasivo, controle na velocidade do arremesso, etc, garante uma qualidade superior no processo, testada e certificada.

O que é Shot Peening?


O processo de Shot Peening que é usado hoje por engenheiros e projetistas contemporâneos existe conceitualmente desde os tempos medievais.

Shot Peening é um processo de trabalho frio que pode traçar suas raízes para os métodos ferreiros praticados na época medieval. A superfície que requer shot peening é bombardeada pela mídia esférica que criará o mesmo tipo de impacto que o martelo do ferreiro, a esfera atinge a superfície deixando para trás uma pequeno entalhe ou covinha.

Para que apareça o entalhe, a camada superficial deve ceder no impacto (deformação plástica), criando tensão.

O material comprimido tenta restaurar a sua forma original o que produz uma camada de metal trabalhado a frio que está "altamente estressado" onde foi atingido. À medida que o peening continua, a sobreposição cria uma camada uniforme com "estresse compressivo residual".

O benefício do peening é que as fissuras ocorrerão mais dificilmente em uma área estressada por compressão. A esferas usada para peening pode ser aço carbono, aço inoxidável, vidro ou cerâmica entre outras.

Quanto ao metal que sofreu algum tipo de conformação, sendo submetido a usinagem, dobragem ou tratamento térmico receberá estresse residual por tensão devido ao trabalho aplicado. Esse estresse se não for controlado fará com que as peças se desgastem prematuramente. O Processo de Shot Peening converte a tensão residual de tração em estresse residual compressivo o que significa que as peças podem durar mais e podem suportar maiores carga de trabalho.

Existem vários tipos de máquinas usadas para o processo de Shot Peening. Algumas delas usam uma roda com palhetas girando a alta velocidade (turbina). A máquina impulsiona as esferas pelo movimento das lâminas chamado "estilingue" que nada mais é do que impulso por força centrifuga.

O segundo tipo de máquina usa o ar pressurizado para impulsionar o abrasivo.

A turbina é mais eficiente porque consegue alta vazão de abrasivo em alta velocidade e, portanto, o tempo de peening é menor e o resultado desejado (altura do arco) é conseguido mais rapidamente.

As máquinas usando ar comprimido são muitas vezes um gabinete embora uma cabine revestida também seja usada e usando bicos para direcionar a mídia pode conseguir um trabalho preciso. Este tipo de controle pode ser alcançado em uma máquina turbinada desde que usando mais recursos de monitoramento.

O Shot Peening tem propriedades e conceitos semelhantes ao jateamento abrasivo, porém a diferença é que o objetivo não é o efeito abrasivo. Nenhum material deve ser removido pelo processo e menos pó jogado é criado.

O ponto importante do shot peening é que ele muda as propriedades mecânicas do material, o que torna as tensões mais favoráveis.

O Shot Peening é muitas vezes necessário para reparos de aeronaves para aliviar os esforços de tração construídos no processo de abrasão e substituí-los por estresses de compressão benéficos.

Dependendo da peça, do material do abrasivo, bem como a intensidade e cobertura na aplicação, o processo pode aumentar a vida útil da peça em até 1000%.

Um estudo feito através do Comitê de Avaliação e Design de Fadiga da SAE mostrou o que o Shot Peening pode fazer em soldas em comparação com soldas que não foram submetidas a esse processo. O estudo afirmou que as soldas regulares falhariam depois de 250.000 ciclos, em comparação com as soldas que tinham recebido o Shot Peening que falhariam depois de 2,5 milhões de ciclos.

Esta é uma das grandes razões pelas quais o shot peening é uma operação popular com peças aeroespaciais.

A Turbo Jato fornece máquinas novas e usadas, manutenção em equipamento, itens de desgaste, controle e validação além de assessoria técnica para o processo de Shot Peening.

Com equipamentos robustos e conhecimento certificado, temos na nossa planta em Itupeva a capacidade de execução de serviços de shot peening de alta qualidade. O processo visa o aumento da vida útil de peças sujeitas a condições extremas de trabalho. Peças com alto índice de desgaste localizado tem aumentada a sua vida útil e seu valor agregado após passarem pelo processo de Shot Peening.

Trabalhamos nos procedimentos especificados pelo cliente e no caso de não haver, executamos um trabalho de engenharia de processo e especificamos baseado em parâmetros normatizados internacionalmente.

O uso de recursos como abrasivos de alta qualidade, controle no fluxo de abrasivo, controle na velocidade do arremesso, etc., garante uma qualidade superior no processo, testada e certificada, entregando soluções completas.

A Turbo Jato conta com profissionais certificados pela FAA para desenvolver, controlar e aplicar os processos de shot peening e flap peening além de quinze anos de histórico com a construção, reparo e manutenção dos equipamentos necessários para o trabalho, permitindo um atendimento integral das necessidades dos nossos parceiros


Entre em contato


    Solicite
    um orçamento


    AGORA
    Open chat
    Precisa de ajuda?
    Olá, posso te ajudar?