Os equipamentos são destinados a limpeza de superfície e tratamento de peças fundidas, forjadas , laminadas, trefiladas, entre outras, para garantir um nível de rugosidade homogêneo e a normalização de superfície após trabalhos realizados nas peças (como lixamentos) além de em muitos casos diminuir ou eliminar trabalhos de rebarbação.
A Turbo Jato oferta uma linha de máquina de jateamento abrasivo que abrange uma ampla gama de geometrias e condições de trabalho e que incluem sistema de exaustão composto por coletor de pó tipo filtro manga ou filtro de cartucho e sistemas de limpeza da abrasivo.
Os sistemas de jateamento com turbinas convencem sobretudo pelo baixo consumo energético, o alcance de uma vasta área e o alcance de superfícies uniformes.
As máquinas de jateamento abrasivo se dividem em dois grandes grupos:
Máquinas para Trabalho em Lote – onde um lote de peças é inserido, recebe o jateamento e é removido
Máquinas para Trabalho Contínuo – estas máquinas são equipadas com um sistema de transporte que move as peças continuamente ao longo da máquina.
As máquinas para trabalhos em lote são utilizadas para a remoção de areia e machos em peças suscetíveis a quebras ou a danos por impacto. Elas também são usadas para decapagem e recondicionamento na indústria metalúrgica. Peças pequenas, médias e muito grandes podem ser limpas de forma econômica.
As máquinas para trabalho em lote incluem:
Máquinas tamboreadoras
Máquinas gancheira
Máquinas de mesa
As máquinas para trabalho contínuo automatizam as sequências de produção e melhoram o ambiente de trabalho, gerando um processo de limpeza por jateamento eficiente e econômico.
Os processos de produção claramente dispostos e a substituição do trabalho manual pela automação tornam o ambiente de trabalho mais seguro.
Estes benefícios, em conjunto com os requisitos mínimos de espaço para a máquina, as distâncias de transporte menores e o fato de não ser necessária uma estocagem intermediária, podem gerar reduções substanciais nos custos de fabricação.
As máquinas para trabalho contínuo incluem:
Máquinas de jateamento com gancheira com monotrilho
Máquinas de passagem
Máquinas de carrossel (multi table)
Especifica-se o tipo de equipamento de jateamento mecanizado considerando a geometria da peça e o volume de peças a serem tratadas e esse know-how é de suma importância para a definição de todo o processo de jateamento sendo a maior preocupação da equipe de engenheiros de aplicação da Turbo Jato
Internamente o equipamento é revestido com materiais resistentes a abrasão como borrachas de alta dureza ou ligas de aço (fundidas ou laminadas) para garantir durabilidade, segurança principalmente por que se bem projetado pode aumentar a eficiência do processo e/ou diminuir os custos de produção
Alguns sistemas opcionais de um equipamento de jateamento abrasivo são:
Carregadores
São usados quando as peças que receberão o jato de granalha são pequenas e seria muito demorado carregar
manualmente ou quando estão muito quentes para serem manuseadas
Calhas vibratórias
São usadas para processar a cargas após o jateamento, retirando 100 % de todo o abrasivo que possa ter sido
retirado da máquina e possibilitando um trabalho mais preciso na etapa seguinte.
Separadores magnéticos
São usados para retirada de impurezas que foram retiradas das peças jateadas mas que estão no sistema de
recirculação de abrasivo como areia de fundição ou pós de tinta.