O processo de jateamento por tamboreamento é com bastante segurança o mais usado e mais versátil processo de jateamento presente no mercado pois tem muitos ajustes que podem ampliar a gama de peças a serem processadas no mesmo equipamento.
A máquina é equipada com uma esteira sem-fim posicionada de forma a acomodar as peças com segurança e movimenta-las na velocidade adequada para que as turbinas de jato posicionadas acima da esteira possam arremessar o abrasivo diretamente sobre as peças enquanto as mesmas “tombam” umas sobre as outras.
Esse processo é especificado considerando a seguinte ordem de critérios:
Grau de permissibilidade de tombamento das peças
A máquina é equipada com uma ou duas turbinas além de um sistema de tratamento (coleta e Limpeza) de abrasivo que garante um bom resultado em termo de eficiência e qualidade
Um sistema de exaustão e tratamento dos particulados em suspensão gerados durante o jateamento é essencial, sendo esses projetados com filtros de alta eficiência (99,97 %) e de alta capacidade de filtragem e exaustores de alta eficiência. Na maior parte das máquinas tamboreadoras todo o conjunto de coletor de pó é acoplado a máquina, reduzindo a área necessária para a instalação do equipamento.